Os Salesianos são uma congregação fundada por S. João Bosco (Turim – Itália) em 1859. O nome “Salesianos” vem de “Sales” (S. Francisco de Sales), que viveu nos séculos. XVI-XVII e que se distinguiu pela sua doçura, amabilidade, paciência e generosidade.
D. Bosco queria que os seus seguidores adquirissem e pusessem em prática, na sua pedagogia com os jovens, as caraterísticas de S. Francisco de Sales e, por isso, quis que se chamassem Salesianos.
De acordo com as Constituições (n.º 2), os Salesianos de D. Bosco (SDB) formam “uma comunidade de batizados que, dóceis à voz do Espírito, se propõem realizar, numa forma específica de vida religiosa, o projeto apostólico do Fundador: ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”. É no cumprimento desta missão que encontram o “caminho da (…) santificação”.
A presença Salesiana em Mirandela propõe-se ser uma casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que forma para a vida e pátio que promove o encontro entre amigos que sabem viver em alegria (cfr. CC n.º 40).
A proposta educativa e pastoral desta presença inspira-se nos princípios e valores do Evangelho de Jesus Cristo e na pedagogia e espiritualidade carismática Salesiana na sua fidelidade à missão da Igreja.
Atentos aos “sinais dos tempos” e às exigências, sempre novas, da condição juvenil, estão ao serviço da família e dos jovens, sobretudo, os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, promovendo uma formação e educação integral e equilibrada.
Abertos aos contributos das ciências sociais e humanas, é privilegiada a prática do método pedagógico praticado por S. João Bosco – o Sistema Preventivo – cujos princípios fundamentais são a razão, a religião e a amabilidade e que se traduz:
Desde modo, a presença Salesiana em Mirandela procura: