O Oratório de Valdocco leva-nos à experiência originária da missão salesiana. Dom Bosco, com os seus colaboradores e os primeiros salesianos, encarnou no oratório a particular experiência do Espírito (o carisma), que suscitou na Igreja a nossa forma original de missão apostólica entre os jovens mais pobres.
O “coração oratoriano”, praticamos um método pedagógico tipicamente salesiano de convivência e comunhão, que dá uma fisionomia específica às nossas obras. É o património da Família Salesiana que se configura não só como bagagem da experiência de Valdocco, como também identidade que desemboca num estilo. A sua atuação facilita o clima de família, estabelece as mediações necessárias, para que cada jovem cresça num ambiente acolhedor e familiar (“casa”) marcado pela alegria (“pátio”), onde possa desenvolver todas as suas potencialidades, adquirindo novas competências (“escola”) e caminhar seguindo uma clara proposta de fé (“paróquia”). Este aspeto carateriza o nosso carisma na Igreja, qualifica o nosso trabalho educativo e renova as nossas atividades pastorais, em sintonia com as várias formas culturais e com as variadas experiências de fé e de religião nas quais os jovens vivem.
Para sermos fiéis à missão e aos destinatários é fundamental, antes de tudo, a disposição de escuta e docilidade à ação do Espírito. É Ele, de facto, que sustenta e acompanha a nossa missão, orientando-a e renovando-a. Submetendo-nos à sua ação e inspiração, percorremos o caminho de Dom Bosco que, dócil ao Espírito, deu uma resposta duradoura e adequada à realidade dos jovens. Para nos renovarmos coerentemente é preciso também a capacidade de ler e discernir: uma escuta atenta e profunda da realidade sociocultural dos jovens.”
QRPJS, p. 126.