A Casa de Acolhimento de Mirandela é um dos serviços sociais promovidos pela Fundação Salesianos, uma IPSS instituída pela Província Portuguesa da Sociedade Salesiana – Corporação Missionária.
A sua missão é educar, formar, proteger e promover as crianças e os jovens, sobretudo os mais pobres, segundo os princípios da Fé Católica, inerentes aos ensinamentos do fundador da Congregação Salesiana, S. João Bosco. O cuidado e preocupação que D. Bosco tinha com os jovens era tal que ele afirmava: “Basta que sejais jovens para que eu vos ame”.
Esta instituição recebe rapazes em situação de perigo/risco, dos 6 aos 25 anos com processo de promoção e proteção instaurado pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens ou Tribunais. Entre outros objetivos visa garantir a adequada satisfação das suas necessidades físicas, psíquicas, espirituais, emocionais e sociais, a sua educação, bem-estar e desenvolvimento integral e o efetivo exercício dos seus direitos e deveres.
A missão da Casa de Acolhimento de Mirandela é a de “ser portadores do amor de Deus aos jovens”, formando “honestos cidadãos e bons cristãos” (Constituições dos Salesianos: 26, 31, 42).
Alinhados com a missão e valores da Instituição, cada uma das crianças e jovens da Casa, bem como cada um dos seus colaboradores, possuem dignidade em si mesmos, com capacidade de relação e abertura ao tempo e à transcendência. Situados num tempo histórico, cultural e social concreto, projetando-se numa realização de ser de uma determinada forma, comprometem-se consigo mesmo e com aqueles que o rodeiam, segundo um código ético e moral, que configura o seu pensar, decidir e agir.
A Casa de Acolhimento conta com o apoio do Instituto da Segurança Social de Bragança – com quem celebrou um acordo de cooperação -, com o forte contributo da Fundação Salesianos e com a generosidade e carinho da comunidade civil e eclesial.